plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Papo Cabeça

Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 01-04-2008, 03:56
Mendigos RJ

Valeu: 22
Recebeu 51 valeus em 20 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para OrdeP
Padrão Galera das Antigas x Galera Novata

Venho acompanhando os últimos tópicos polêmicos sobre a cena que vem rolando aqui no Plurall e até agora não vi nenhum tocar em um ponto que ao meu ver vem se acentuando nos últimos tempos. Não só aqui no site como também fora dele.

Vou aproveitar que to aqui sem sono por causa de uma gripe fdp(só espero que não seja dengue, só me faltava essa) e dar minha opinião sobre isso.

Uma grande parte da galera novata, séria e comprometida com a cena, vem se mostrando cada vez mais incomodada com a galera das antigas(na qual eu me incluo, peguei a fase final da “época boa” mas peguei), que sempre diz que antigamente era melhor, que aquilo que era festa, hoje em dia está tudo uma merda etc.

O que eu queria dizer e sinceramente espero que este meu post não se perca pela madrugada é que sim, antigamente era muito melhor, a gente sabia sim como curtir uma festinha de uma forma muito mais positiva do que acontece hoje em dia. A diferença é gritante, isso é que a gente que está na cena há mais tempo tenta fazer com que vocês entendam. O clima era muito diferente, de uma paz, de uma tranqüilidade, todos lá com o mesmo propósito, não é muito fácil explicar não. Acho que só estando mesmo na época pra saber.

“Ah mas então ninguém se drogava antigamente nas festas” – dizem os novatos. Claro que sim eu digo. Tanto quanto hoje. Mas como já foi dito em outros posts aqui pelo Plurall, era uma coisa mais discreta, mais consciente, sem se expor muito. Algo na linha “eu sei o que eu estou fazendo não se preocupe comigo”.

Exatamente o oposto do que vemos hoje, tudo escancarado, a famosa melancia na cabeça, nenhuma consciência. E não reclamem da imprensa ela faz o papel dela. Vou me ater aos fatos pois o que vemos é cerca de 70% ou 80% do público nas festas numa disputa no estilo “o mais frito” , “ o que vai dar o 1º PT” , “o que fica mais retardado”, “o que pulou mais que nem um maluco”, “o que apavora mais as gatinhas”.

Nesse último gostaria inclusive de um adendo. Ir acompanhado hoje às festas também é muito diferente de antigamente. Se sua companhia for atraente então(desculpa aí mas a minha namorada é hehe) se prepare pois há grandes chances de haver problemas. Alguns dizem, “deixa o cara, se ele quer chegar em mulher deixa ele chegar, direito dele, olha o PLUR”. Mesmo que seja a mulher dos outros. Me desculpem mas eu não deixo passar isso não. A cena que eu conheci não cabia isso de ficar chegando toda hora em mulher e se depender de mim nunca vai caber. Novatos acreditem que antigamente não era assim, você podia ir ao banheiro, pegar bebida, andar sozinho um pouco pela festa(eu me amarro) e deixar sua mulher tranquilamente que ninguém iria encher o saco dela por ela estar sozinha por exemplo. No meu caso é complicado pq eu tenho pavio curto para esse tipo de coisa, desrespeito com minha mulher eu não aceito, depois eu brigo pra defendê-la e vão me chamar de fanfarrão(já aconteceu).

Outros dizem “vamos respeitar essa galera de micaretas e afins” eles estão chegando agora e aos poucos vão entender como funciona a coisa. Eu retruco dizendo “não eles não vão aprender, eles estão se lixando para a música, estão se lixando para o conceito em si da festa. Eu não quero essas pessoas nas festas, os quero o mais longe possível delas. PLUR zero?? Sim mas é a minha opinião sincera pelo menos. Mal comparando, não quero nenhum vascaíno virando a casaca passando a torcer pelo Flamengo. Não precisamos de vocês. E por favor, nenhuma menção de que sou racista ok. Pq não sou mesmo.

Pra galera novata que tem curiosidade pra saber onde foi que tudo mudou eu tenho aqui pra mim que foi na REMF(já era remf mesmo? esqueci) de dezembro de 2005 no Riocentro. O Rio de Janeiro inteiro foi e gostou dessa novidade. A última festa “pura” que eu fui foi a Sonora, novembro de 05, em Búzios onde até uma simpática cobra branca suja de lama deu as caras. Que saudade das primeiras Euphorias, da E-Journey em Itaipava, Yahel no auge, Electro Panic! Pra não dizer que era perfeito, I Wish estava no auge também ahauauua.

Na Euphoria de fevereiro de 2006 eu senti que a coisa estava ficando embaçada e na Chemical, março de 2006, na Cidade do Rock eu vi que a cagada estava feita de vez quando fui recepcionado por dezenas de carros na porta e no estacionamento tocando funk e hip hop no último volume. De lá pra cá a coisa foi piorando até chegarmos ao ponto atual que é mais do que conhecido de todos.

É isso, ficou longo mas era o que eu queria dizer.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 01-04-2008, 08:35
-= | Ilunga |=-

Valeu: 183
Recebeu 187 valeus em 43 Posts
Padrão

Ok OrdeP, esta é sua opinião mas e daí?

Na boa, vc acha mesmo que as pessoas que estão se envolvendo agora na "cena" e são os famosos micareteiros ou qualquer outro rótulo que vc ou outros usam, vão se preocupar em vir aqui no plurall ler isso e tomarem um chá de simancol? Óbvio que não e tenho certeza de que vc sabe disso.

Estas pessoas no muito qndo vem aqui no site é pra ver quando vai ser a proxima festinha, a proxima oportunidade de ficarem "doidões" e dizer pra todo mundo: Eu fui pra REIIIIIIVIIIIIIIII.

Eu sou NOVISSIMA na "cena", tão nova que posso até dizer que ainda nem troquei as fraldas, mas eu faço parte de um grupo de pessoas que se interessa em conhecer o ambiente que decidiu frequentar, assim como a cada dia da minha vida eu procuro conhecer sobre tudo e qualquer coisa que eu julgo ser interessante.

E tem muita gente por ai, que assim como eu estou CANSADA de ouvir tanto blá blá blá sobre o que era, sobre o que é e sobre o que vai ser, que devem estar cansados também.
Esse saudosismo, pelo sei lá o que muito me irrita. O pior de tudo é ver um monte de gente que nem vivenciou essa tal Era Maravilhosa também agir como os Senhores Sabem de Tudo.

Tem muita coisa errada por ai SIM, eu não sou cega, eu vejo, eu sinto, eu tô ai todo dia acompanhando de uma forma ou de outra.
Mas se tá errado agora, é porque vem de um processo de degradação que alguém começou, algum "roots" da vida, ou até quem sabe alguns. E estamos ai, bancando e sustentando esta "cena".

Eu entendo e compreendo essa "revolta" que vcs sentem, mas sinceramente? Por não podermos julgar o todo pela parte, é que eu acho que este tipo de assunto deve ser debatido em mesa de bar, reunião de amigos e não aqui no plurall que é um espaço para TODOS, seja galera antiga, seja galera novata.

Eu imagino uma pessoa que está chegando agora, querendo conhecer mais sobre a cultura trance, que esteja realmente interessado, daí acha este site bacana, com vários artigos, debates e discussões, dá de cara com um tópico desses por exemplo, ou com outros como a gente bem sabe que tem, e ai vai se sentir como?
Como eu me senti no inicio, um peixe fora dágua, uma pessoa que não é merecedora de estar em tão maravilhoso ambiente.

A diferença é que eu não costumo dar muito ouvidos pros que costumam julgar sem conhecer, então respirei fundo e aqui estou, ainda, não sei até quando. Mas o dia que eu resolver não participar, se isso acontecer, pode ter certeza que não foi porque alguem achou que eu sou nova, micareteira, e blá blá blá.

Mas enfim... no mais, é isso.

"... Eu prefiro ser, essa METAMORFOSE AMBULANTE. Do que ter aquela VELHA OPINIÃO FORMADA sobre tudo..."

"Se não puder ajudar, atrapalhe. O importante é PARTICIPAR!!!" =D
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 01-04-2008, 10:26
ADMINISTRADOR

Valeu: 250
Recebeu 918 valeus em 166 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para wilmar Enviar mensagem via Skype para wilmar
Padrão

Não há um culpado, e não acredito que houve um processo de degradação promovido pelos frequentadores da cena.

É engraçado que tbm tneho em minha memória a ultima festa com um cliema realmente bom esse mesmo Sonora com as cobras brancas a tempestada e tudo mais, mas bem antes disso a coisa já vinha se perdendo. Quando acabou o espaço pra Flower Power, Substrance e outras PVTs de Vargem Grande e adjacências.

E sabem, é natura a perda de identidade. Todo movimento que é jogado no mainstream sofre com isso. Antes tinham meia duzia de pessoas que curtiam rave, as pessoas chegavam aos poucos trazidas por um amigo pruma festa que podia ser fechada pela policia a qualquer momento, o cara já levava o amigo explicando como tudo funcionava, como a coisa rolava o pensamento que estava envolvido naquilo, eram poucas pessoas e as que iam chegando ja vinham sabendo o que se tratava e ou achavam ruim e não voltavam ou se maravilhavam e curtiam a coisa na totalidade ou o mais perto dela possivel.

Mas com a popularização vem a pasteurização. Vc cria uma formuleta fajuta pra fazer grandes eventos e o movimento que era underground vira movimento popular. A festa que era escondida na fazenda alegria vai pro Rio Centro, pra Cidade do Rock. A festa pra 300 pessoas vira festa pra 10 mil, e filosofia não vende. O que vende é curtição inconsequente, somos jovens e imortais, venha dance 24 horas pegue as gatas e soque o chão porraaaaaaaaaa. E dentor da formula se fizeram os grandes eventos e deu certo, deu dinheiro e os proximos deram mais certo e deram mais dinheiro e assim sucessivamente.

Então aquele amigo que explicava como era, que te entregava um folheto do plurall com o manifesto raver não era mais o cara que trazia o publico pra festa e sim o comercial da TV, do Jornal, o flyer na porta da Baronetti que não vendia filosofia, que vende diversão pasteurizada e sem proposito, e é por isso que as pessoas não sabem que psicodelia tem algo a ver com rave e é por isso que o publico que chega agora é diferente, vem como se fosse uma festa qualquer com o proposito de uma festa qualquer, e sinceramente? Virou mesmo uma festa qualquer. Ainda assim não custa tentar mudar um pouco isso, e quanto mais gente souber do que se trata melhor, tem mta gent enessa galera nova que procurou saber se tinha algo além e acabou achando, e nosso papel é simplesmente deixar essa informaçaõ fácil e acessivel quando a pessoa procurar.
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 01-04-2008, 11:10
no céu com diamantes

Valeu: 284
Recebeu 122 valeus em 34 Posts
Padrão

Parece que fui eu quem escrevi o texto do Ordep...rs

Ñ me considero antiga, mas tb acho q ñ sou + tão novata assim... cheguei na mesma época que ele, comecei exatamente nessas festas que ele citou acima. A Sonora, por exemplo, foi uma festa única, poucas vezes depois tive a oportunidade de viver uma experiência como aquela. Foi por aquele mundo que eu me apaixonei, foi nesse mundo q eu quis ficar.

Mas infelizmente nem todos os "novatos" são como eu fui, como a Suane... Quase ninguém q chega na festa se interessa (como nós duas por exemplo) em conhecer outros elementos q estão por trás daquela música, que vão além da caixa de som, que vão além de outras coisas q já ñ precisamos + citar aki...

Quando eu cheguei, percebi muuuito + disposição dos antigos a me receber... Fui suuuper bem recebida nas festas, fiz amizades maravilhosas com pessoas q conheciam a cena há + tempo q eu...Mas infelizmente eu e outras pessoas "da minha época" já ñ toleram + tanta coisa q acontece... já ñ toleram tanto "desinteresse" na cultura... Já ñ acham tão maneiro essa super exposição... Enfim, ñ podemos deixar morrer oq nos apresentaram há 2, 3 anos atrás... Mas tb ñ somos obrigados a concordar com isso que estão fazendo -> a banalização da nossa cultura.
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 01-04-2008, 11:55
Mendigos RJ

Valeu: 22
Recebeu 51 valeus em 20 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para OrdeP
Padrão

Suane, em nenhum momento eu generalizei e botei todos os novatos sob o mesmo prisma. Aqueles que chegaram agora mas estão comprometidos e interessados com a história merecem todo respeito. E apesar de não te conhecer pessoalmente tenho certeza absoluta que você faz parte disso, merece todo respeito. E por favor não é minha intenção que você se sinta um peixe fora d´água.

E sim, é a minha opinião, o Plurall é um fórum sobre opiniões e discussões não é mesmo? Pq eu teria que relegar esse assunto apenas a uma mesa de bar??

O meu post não é pros micareteiros e afins, esses não tem solução e também não têm o perfil de lerem um texto com mais de dois parágrafos.

Meu post é pra quem tá chegando agora mas está disposto a conhecer tudo que envolve a cena, a filosofia, a música etc. Esses sim é que eu acho a galera das antigas deve tentar explicar, dar sua contribuição como disse o Wilmar. Mas confesso ser quase como enxugar gelo nesse momento enquanto a moda não passa. Os do "outro lado" estão em grande maioria.
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 01-04-2008, 14:54
Member

Valeu: 10
Recebeu 3 valeus em 3 Posts
Enviar mensagem via ICQ para bigas Enviar mensagem via Windows Live Messenger para bigas
Padrão

Eu curto musica eletronica a pelo menos 9 anos, mas me envolvi mais com a cena a uns 5 ... a cena qdo era "fora de foco" tinha mais qualidade em amplos sentidos ,eu sei disso , mas esse papo de ... como era bom e talz c tornou repetitivo.... ainda mais pra qm não pegou essa epoca,ja vi nego ate mandar esse papo como se ja tivesse virado modinha isso ,ao msm tempo em q o papo da galera mais nova...nesse caso os fanfarrões de "vaibe" "boas energias" e talz me deixa bastante irritado ... concordo e repito o q a Suane disse... a galera fanfarrona fritada ae nao vai parar msm pra vir aki discutir ou msm ler o topico... esse clima de rivalização não ajuda muita coisa não ...

"Não há nada a que temer. Mas sua realidade irá reabilitar sua mente e eventualmente seu corpo.Você ficara bem eu prometo. Apenas concentre-se. E acredite na música."

.
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 01-04-2008, 17:50
Music for a perfect world

Valeu: 65
Recebeu 68 valeus em 23 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Rafael Capella Enviar mensagem via Skype para Rafael Capella
Padrão

Faço minhas as palavras da Nany...
Tem muito "Fullonzeiro", como estão se auto-denominando, que não procura realmente conhecer nada!
Isso costuma muito acontecer com garotos de 17, 18 ou 19 anos.
Todos fomos novatos um dia, todos nós catamos "I Wish" com a galera na rave (eu ainda adoro essa música, a letra é divina)... mas daí dizer qeu a música "I'm playing the game" é do Skazi... muita falta de cultura BÁSICA!
Estou me voltando cada vez mais às festas "privates" indoor, como Moo, I Love Electr e etc justamente por me sentir incomodado com esses novatos.
E falo somente daqueles que não procuram aprimorar seu conhecimento musical e que quando ficam sabendo de uma festa, o primeiro pensamento é: "Oba! Vou fritaaar!"

Antigamente eu tinha mais paz e gosto pelas festas open air.
:sad2:

<
Hardlatinotechnohousepunkminimalist>
Booking:

Division Manager DJ's
[21-78308460]

.
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 01-04-2008, 17:52
PsyFamily

Valeu: 4
Recebeu 7 valeus em 2 Posts
Padrão

posso contribuir de forma curta e grossa?

por isso que não vou mais a festas... a última que fui? kaballah 23/06/2007, acreditem se quiserem.

não estou feliz com isso, gostaria de ir muuito mais, mas como os incomodados devem se retirar, eu peço licença pra sair, com o perdão do trocadilho "tropa de elite".

fiquem na paz (e me convidem quando forem fazer festa em mauá, maromba ou adjacências).

;-)
Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 01-04-2008, 17:57
MODERADORA

Valeu: 1,065
Recebeu 178 valeus em 51 Posts
Enviar mensagem via Skype para Paulinhaaa
Padrão

Faço minhas as palavras do grande amigo Capella! E vivas às nossas amadissimas indoor!

Mas resumo ainda mais: É MUITA HIPOCRISIA!

>>O maior erro do ser humano é tentar tirar da cabeça quem não sai do coração<<
A vida é um eco. Se não gosta do que está recebendo, observe o que está emitindo.

Não achou o que procurava?
Pergunte, fale com a moderação ou traga o assunto.
Interaja. Não tenha medo de expor sua opinião.
Somos todos UM!

paula@plurall.org

Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 01-04-2008, 18:07
ADMINISTRADOR

Valeu: 250
Recebeu 918 valeus em 166 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para wilmar Enviar mensagem via Skype para wilmar
Padrão

Não acho que indoor seja salvação pra nada, sabe por que?

Porque a festa indoor parte do principio de club e não do principio de rave, ir numa indoor é simplesmente se mante rno meio eletrônico mas não no meio psytrancer. Não estou descartando por completo a possibilidade de haver qualquer psicodelia numa indoor, mas sinceramente não chega perto de ser a mesma coisa.

A rave Psy por natureza é a céu aberto em contato com a natureza, perto daquela cachu maravilhosa com a chuva do fim da tarde batendo no rosto(can´t you see the rain drops are near haahahha) e o sol nascendo e se pondo.

Não to querendo por mais lenha na fogueira psy versus minimaleletroprogtechhouseeadjacentes, mas não vamos confundir as coisas.

Pra mim ir a indoor é o mesmo que ira uma boite, com a diferença de que toca eletrônico, quer dizer toca só eletronico, pq hj em dia tbm se toca eletronico em boite"playba".

Indoor é uma coisa, rave é outra me perdoem os que discordam, mas a minha verdade é essa.

Por fim, engraçado como tudo descamba pra hipocrisia não é? Não adianta marretar na hipocrisia, ela existe e é inerente ao comportamento humano social, é triste mas é real, então nao vamos culpa-la por tudo, muitas vezes os fatores são outros, como a natureza humanda de falar mal por falar, a falta de auto analise, ignorância e sabe Deus o que mais.

PURA
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
antigas , das , galera , novata

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts