plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Papo Cabeça

Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 16-11-2006, 09:48
aka diribuf

Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kiirtan
Padrão Excesso de feriados nos prejudica?

Antes de escrever isso, eu tentei achar na internet alguma fonte atualizada de pesquisa a esse respeito, com valores, mas não achei, só achei coisa velha.

Lembro que a alguns anos atrás vi uma matéria na TV que dizia quantos milhoes (bilhoes?) eram perdidos (ou deixar de ser "produzidos") em cada feriado.

Bom, do ponto de vista econômico e de "crescimento" considero mais do que óbvio que temos um numero absurdo de feriados e que isso não traz beneficio nenhum. Estava conversando com uma amiga minha que mora nos EUA, e ela fica indignada, pois lá só existem dois feriados (4 de julho e Ação de Graças). Além disso, eles só tem 10 dias de férias por ano. Bom, ai ja acho meio exagerado, 10 dias de férias é tenso. Enfim.

Uma pesquisazinha basica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_d...os_brasileiros) me mostrou que aqui no Rio, somando regionais e nacionais temos nada menos que doze feriados, sendo três desses os chamados feriadões nos quais o país praticamente pára. Somando ai as enforcadas ficamos quase 30 dias por ano sem trabalhar, não contando com as férias.

Do ponto de vista aqui do meu trabalho, aqui na minha empresa (ou seja, um micro-exemplo) eu posso dizer que os ultimos dois meses foram um verdadeiro caos por causa de tanto feriado. Detona todos os cronogramas, dá um balde de agua fria em qualquer "ânimo", quebra o ritmo entre tantas outras mierdas.

É lógico que eu amo feriado, quem não ama? Adorei ficar em casa ontem o dia inteiro sem fazer merda nenhuma, muito bom pra descansar. Mas será que precisamos de tantos? E tantos seguidos? Não podiam ser mais espalhados e menores? O brasileiro parece que vive em função disso, se planejando pra carnaval, semana santa e etcétera.

Um pais que é considerado "em desenvolvimento" pra mim tem um modelo contraproducente com esse tanto de folga. Por outro lado, paises "ja desenvolvidos" poderiam começar a dar mais folgas pros seus funcionarios; uma pena que o crescimento econômico é um fenômeno ilimitado usando recursos limitados e que vicia mais que heroina - logo, isso não vai ser sequer cogitado a não ser que mudem completamente seus paradigmas.

O brasileiro nem é dos povos que mais trabalha. Nem pode ser considerado muito trabalhador como os americanos ou japoneses (ok, talvez os paulistas). E mesmo assim ganhamos varios descansos progamados ao longo do ano. Novos feriados são inventados com frequencia, mas se vê muito menos deles sendo extintos.

Com certeza tem gente que quer é mais feriado, quer mais é ficar em casa recebendo, sem trabalhar. Os desejos do povo não batem com suas atitudes. Querem crescimento econômico (sem mesmo saber o que isso significa ou acarreta) mas não querem trabalhar para isso.

Digamos que existisse por exemplo, um campanha (deveras utópica, concordo) onde todo o dinheiro produzido em um determinado feriado (como o de ontem, por exemplo, no meio da semana) fosse revertido (e gerido por iniciativa privada, uma ONG ou sei lá, por que se for pras mãos do governo, simplesmente some) para acabar com a fome e dar teto para desabrigados, quantos não iam colaborar com essa idéia? Eu ia, feliz. Uma opção menos utópica e viável seria reverter apenas a arrecadação de impostos desse dia, o que era um dinheiro não esperado mesmo, viria de "brinde" e poderia salvar muitas vidas e melhorar o bem estar geral. Não seria visto com crescimento econômico, mas sim um crescimento humanitário. Será que uma idéia dessa vinga?
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 16-11-2006, 11:01
MODERADOR

Valeu: 1,525
Recebeu 986 valeus em 351 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Renan Reis Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Renan Reis Enviar mensagem via Yahoo para Renan Reis Enviar mensagem via Skype para Renan Reis
Padrão

Bom, infelizmente sou meio pessimista quadno a isso. Acho que não vinga, pois o mal do brasileiro é que ele só se movimenta ou faz algo quadno afeta diretamente o bolço dele.

A idéia que você deu é seria ótima, mas para o Brasil, acho utópico. Na verdade minha opinião não é muito formada quanto a isso, nem aos feriados, talvez porque eu não trabalhe e sempre estaria com o tempo vago (bem brasileiro isso né?!).

O que seria possível seria tentar eliminar alguns feriados; eu sou contra feriados de qualquer santo que seja, não é porque não sou católico, e sim porque acho isso uma imposição, é um feriado religioso "imposto" a todos, independente da religião. Mas feriados como o de quarta, até que vai, mas acho que ao menos alguma coisa poderia ser feita, como idéias como a sua; acho que ir trabalhar no "feriado" e o dinheiro ou imposto ser convertido a outra coisa não adiantaria, mas por exemplo, um feriado é na quinta, a sexta não seria enforcada e o dinheiro produzido nesse dia (ou imposto) seria utilizado para gluma atividade humanitária ou ecológica; talvez assim desse mais certo, pois acabar com feriados, ainda mais os nacionais, exigiria muita burocracia e quebrea de interesses, pois acredite, há muitos...

Bom, acho que por enquanto é só.

Namastê
  #3 (permalink)  
Antigo 16-11-2006, 12:48
Moderador/Comercial

Valeu: 1,059
Recebeu 872 valeus em 266 Posts
Padrão

Concordo com tudo que foi falado. Por mais que o feriado seja bom, são muitos. Sem falar nos pontos facultativos que o Estado inventa aí.
Muito interessate a idéia de reverter o dinheiro do feriado em alguma ação. Acho que muitas pessoas iriam trabalhar.

Não me lembro se era na China ou no Japão, mas lembro de ter lido um tempo atrás que lá o sábado é dia normal. Eles só tem o domingo pra descansar. Imagine isso aqui.. ia ser o caos.. ehehehe

Abraços.
Tem dúvidas? Pergunte, fale com a moderação ou traga o assunto.
Interaja. Não tenha medo de expor sua opinião.
Somos todos UM!

gerk@plurall.org

Para negociação de mídia e parceria mande um email para comercial@plurall.org

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 16-11-2006, 12:57
Member

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão

na boa paulista trabalhador soh pode ser brincadeira!!!! soh pq, em sao paulo, vc nao encontra seu colega de trabalho sem camisa na praia nao significa q eles trabalham mais q qualquer outra pessoa.
paulista trabalhador = gaucho viado = mineiro honesto = carioca malandro = maiores mentira da humanidade!!!!

mas... feriadinho eh sempre bom, mas em excesso atrapalha. Na minha faculdade nao teve mto materia em relação a outros periodos.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 16-11-2006, 13:21
Membro Avançado

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Enviar mensagem via ICQ para MagoTrance Enviar mensagem via Windows Live Messenger para MagoTrance
Padrão

Bom, não concordo muito com as opiniões acima não, Adoro feriado e acho eles muito bom para todos os trabalhadores.

Essa coisa de deixar de ganhar dinheiro por causa de feriado e papo de empresário, pois os únicos que ganham são eles, enquanto a classe “operaria” não ganha + nem – pele feriado.

Agente rala pra karamba e por causa de uns feriados já cai todos os empresários em cima reclamando. Eu acho muito pouco só os fins d semana de descanso, quando vem o feriado ele renova toda minha força, quando volta a trabalhar me sinto novo.

Enquanto a comparar com outros paises acho também muito injusto, tudo bem pode ter so 2 feriados nos estados unidos, mas os salários são bem melhores a carga horária é menor, na china são todos escravos, isso eu também não quero..

Por isso que eu digo sim aos feriados.. classe operaria unida..hehehe

" O homem e o lobo do Homem":matrix:
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 16-11-2006, 13:40
PsyFamily

Valeu: 4
Recebeu 7 valeus em 2 Posts
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por MagoTrance
Essa coisa de deixar de ganhar dinheiro por causa de feriado e papo de empresário, pois os únicos que ganham são eles, enquanto a classe “operaria” não ganha + nem – pele feriado.
Mago, lamento informar, mas vc está errado.:thumbdown
Raríssimas vezes sou tão enfática assim, mas em relação a isso, tenho a mais absoluta certeza do que estou falando.
Uma GRANDE massa operária (aí eu já não saberia dizer se é a maioria) ganha por hora trabalhada e não tem descanso semanal remunerado (sábado e domingo não recebe, pois ganha por cada hora que trabalhou).
Para essas pessoas, os feriados, são, sim, péssimos!!!
Trabalho numa fábrica com mais de 1100 funcionários e 90% deles são "horistas", ou seja, são prejudicados com o excesso de feriados.
Concordo com o que foi dito no post inicial em gênero, número e grau.
E se tiver a tal da campanha, tô dentro! (assinatura eletrônica é válida, portanto, podem me cobrar):thumb:
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 16-11-2006, 13:53
Membro Avançado

Valeu: 11
Recebeu 12 valeus em 5 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para tdietzold
Padrão

Bom tópico!

É um absurdo essa quantidade de feriados desnecessários. Essa mania de brasileiro ser vagabundo me irrita.

Feriado é bom? Lógico, como disse o Diri, foi bom ter ficado o dia inteiro ontem sem fazer porr# nenhuma, dá uma quebrada na rotina e tal, mas pensando pelo lado produtivo, é horrível, uma semana com o feriado no meio não se compara com uma semana normal, uma com o feriado na quinta-feira então, nem se fala.

Uma coisa que eu acho sem nexo:

Porque o feriado do dia 20 de novembro, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, é Municipal, ou seja, só é feriado aqui no Rio??????

Se o dia é da consciência negra, então esse dia deveria ser feriado em todo território nacional. Só temos negros no Município no Rio?

Salvo engano, esse feriado foi decretado no Governo atual, da Rosinha Garotinho, agora, como foi aprovado eu não sei, só sei que provavelmente foi decretado por interesses políticos.
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 16-11-2006, 14:10
GiO GiO está offline
Membro Avantajado

Valeu: 16
Recebeu 38 valeus em 17 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para GiO
Padrão

Acho complicado querer associar a quantidade de feriados o embarreiramento do crescimento econômico do país.

Cá pra nós, se com os dias trabalhados já não há seriedade e compromisso político e econômico com o objetivo de fazer o país melhorar, não adianta apontar o feriado como o grande motivo dessa realidade.

Talvez pode-se considerar um agravante, mas agrava o que? O que já existe. E o que existe é um país com uma arrecadação absurda e que não reverte em coisas boas para o seu povo.

Não é possível culpar a grande quantidade de feriados por isso. Se a estrutura idealizada pro país funcionasse tudo bem, mas isso não ocorre. Veja com quantos anos um suíço se aposenta e analise se o que importa mais é a quantidade de dias trabalhados ou uma excelente estrutura de crescimento.

Abs
Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 16-11-2006, 14:27
aka diribuf

Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kiirtan
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por GiO
Talvez pode-se considerar um agravante, mas agrava o que? O que já existe. E o que existe é um país com uma arrecadação absurda e que não reverte em coisas boas para o seu povo.
Exatamente cara, não to falando que feriado é um problemão. Pelo contrario, eu adoro, hehehe.
Só acho que como vc bem falou, ele agrava um problema subjacente muito maior. Já que mudar esse mega problemão é muito complexo e demora séculos (já que vontade politica é o que mais falta por aqui) não ajuda em nada ficar inventando mais merda pra piorar o problema.
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
excesso , feriados , nos , prejudica

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts