plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Mural

Mural Aqui você discute sobre assuntos que não se encaixam em outros fóruns, se apresenta e fala sobre tudo o que desejar.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 31-05-2008, 23:28
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares
Padrão Novo mundo! Admirável?

Fábio Zanetti

No Romance da Pedra do Reino, em seu folheto 59, Ariano Suassuna põe na boca de um dos seus personagens a mais sucinta descrição possível do que foram os últimos cem anos da Humanidade. Arésio Garcia-Barretto é um sujeito revoltado contra todo tipo de autoridade, e sua revolta se traduz numa agressividade despudorada e cética, sem ideais e sem ilusões, baseada apenas na sua constatação de que no mundo ninguém é bonzinho, e que, como dizia Augusto dos Anjos, o sujeito que vive entre feras acaba tendo que virar fera também. E ele descreve assim o nosso mundo: “Por enquanto, só existem dois tipos de Governo: o dos opressores do Povo e o dos exploradores do Povo. O primeiro, é o dos Tiranos, o segundo é o dos Comerciantes. No primeiro tipo, o Povo é submetido e esmagado em nome da grandeza; no segundo é explorado em nome da Liberdade.”

Precisa dizer mais alguma coisa? De um lado estão as Ditaduras, seja a extinta União Soviética, a Coréia de Kim Jong-II, e as ditaduras militares latino-americanas em geral, que eram maioria no continente na época em que o livro de Suassuna foi publicado (1971). Do outro lado, estão as democracias republicanas capitalistas, onde quem manda é o Dinheiro. É uma grande ilusão pensar que indo de uma para outra alcançamos a liberdade. Na melhor das hipóteses, nos mudamos para uma cela mais ampla, com colchão de espuma, TV e direito a banho de sol.

Em seu prefácio ao seu romance Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley dizia que as ditaduras baseadas no chicote e na espora estavam com os dias contados, e iriam dar lugar às ditaduras baseadas na droga e no consumo. Um estado totalitário baseado no terror e na ameaça (como o de Orwell em 1984) equilibra-se numa corda-bamba permanente, mas um estado totalitário baseado na distribuição de prazer fica numa posição mais confortável. A ditadura de hoje não é a da Polícia, é a do Mercado. Em vez de ameaçar, seduz. Em vez de proibir que peguemos a agulha de que precisamos, ela derrama em cima de nós um palheiro de irrelevâncias.

O mundo de hoje é um carrossel de promessas de consumo infinito. O tom da propaganda me lembra o anúncio da turma do “Planeta Diário” (que depois virou “Casseta & Planeta”): “Leia o Planeta Diário... e coma muitas mulheres!” A publicidade faz de conta que todo mundo tem chances medianas de trabalhar feito um condenado das 9 às 17, para depois se empanturrar de cigarro, bebida e anti-depressivos, usando as roupas da moda, dirigindo o carro da moda, frequentando os lugares da moda... e comendo muitas mulheres. (É ponto pacífico, no mundo da propaganda, que há um número infinito de mulheres querendo dar para quem consome os produtos certos) Isto pode ser uma condição preferível à de quem vivia no Haiti de Papa Doc, ou na pequenina Albânia do camarada Enver Hoxha, mas quem chama isso de liberdade chama urubu de meu-pombo-branco.>>

Texto por: Braulio Tavares

= = = = =

Vou colocar aqui uma curta serie de textos sobre o capitalismo e vícios do novo mundo. Quem quiser comentar algum fique a vontade. São ótimos pra reflexão.

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 12-06-2008, 15:29
Mie Mie está offline
ELECTRO-TECHNO-DUTH

Valeu: 89
Recebeu 92 valeus em 30 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Mie Enviar mensagem via Skype para Mie
Padrão

Nossa, este texto retrata fielmente o que vivemos nos dias de hoje.

Será que algum dia isto poderá mudar? :wacko:

Nem + nem -,
Apenas diferente do =!
((The future is electronic music in your mind...))

[DJ MIE TAMAI]
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 13-06-2008, 12:22
*Dono da fabrica*

Valeu: 222
Recebeu 340 valeus em 113 Posts
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Roosevelt Soares Ver Post

baseada apenas na sua constatação de que no mundo ninguém é bonzinho, e que, como dizia Augusto dos Anjos, o sujeito que vive entre feras acaba tendo que virar fera também.

Em seu prefácio ao seu romance Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley dizia que as ditaduras baseadas no chicote e na espora estavam com os dias contados, e iriam dar lugar às ditaduras baseadas na droga e no consumo.

= = = = =

Vou colocar aqui uma curta serie de textos sobre o capitalismo e vícios do novo mundo. Quem quiser comentar algum fique a vontade. São ótimos pra reflexão.

Bom tópico !

realmente, em poucas linhas o texto desencadeia uma serie de reflexões... eu sou mto ignorante em entender essa dinâmica política e social do homem, infelizmente... aguardo a serie de textos prometidos ;]

O engraçado é pensar nessa questão do mito do bom selvagem...

qual seria o meio ideal então pro homem não se deixar corromper ?

lembrei da cena de 2001, uma odisséia... até os macaquinhos rootzões se iludindo pelo ego atiçado com a possibilidade de experimentar o poder... prova que a culpa não é de algo atual, ultra-moderno etc...

mesmo com uma vida mais rudimentar o homem acaba sendo vítima dessa insanidade,

a maldade está dentro do homem ou na infra e na superestrutura que se constroem a partir das suas ações externas ?

Não sei, mas será tb que o Selvagem do Huxley na sua tentativa radical de fugir do mundo externo não acabou sendo vítima justamente da insanidade * que td homem tem dentro de sí , embora manifesta de diferentes formas ?

ps>

* = a mesma que, manifestando-se de outra forma, fomentava a admirável sociedade que o atormentou !

*
ChAnT aNd Be HaPpY
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 17-06-2008, 20:07
poesia ou morte!

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares
Padrão Os Chamados e os escolhidos

Quando tem Mega-Sena acumulada, eu aposto meus
últimos tostões. Brasileiro é muito besta. Filas e mais filas na frente das lotéricas, dobrando esquinas. Cada pessoa daquelas sabe que vai estar concorrendo com dezenas de milhões de outras. Mas aborde qualquer um desses profissionais da esperança. Mostre-lhe a imensa improbabilidade estatística de que ele ganhe, e ele vai lhe dizer: “Ora, alguém não vai ganhar? Então, posso ser eu.” E tem razão. Alguém vai ganhar. Mesmo que ninguém ganhe esta semana e o bolão acumule, alguém ganha na outra, ou na outra. É impossível que alguém não acabe ganhando. Está provado cientificamente, por a+b, que alguém vai ganhar esse dinheiro todo. Por que não eu?

Eis uma das molas propulsoras do capitalismo: a Inevitabilidade do Sucesso! O sucesso existe, é como um raio benigno que está lá no céu, pronto para cair sobre a cabeça de alguém e dar-lhe uma Mega-Sena, um Oscar, um Nobel, um título de Doutor Honoris Causa, um #1 na “Billboard”, uma cadeira na Academia, uma Presidência da República. Sucessos desse tipo são inevitáveis. Mesmo que não haja ninguém que mereça, alguém vai acabar ganhando. É como a Seleção Brasileira: nunca a vi entrar em campo com apenas 6 ou 8 jogadores devido ao fato de que “só estes tinham nível de Seleção”. Isso não existe. Todas as vagas são preenchidas, não importa por quem. É inevitável.

Se é inevitável que alguém seja o contemplado com essas bênçãos do Destino... por que não eu? É o que pensam as jovens bandas de rock quando sobem no palco pela primeira vez, ou o jovem escritor sentando-se para sua primeira noite de autógrafos, ou a jovem atriz repassando pela última vez suas falas antes que as cortinas se abram em sua noite de estréia, ou o juvenil no banco de reservas, no começo do segundo tempo, vendo o técnico procurá-lo com a vista e fazer assim com o dedo. Está na hora. O sucesso é inevitável; só não se sabe para quem.

São muitos os chamados, poucos os escolhidos, então é preciso colocar os Escolhidos lá em cima, à luz dos holofotes, multiplicar seus rostos em mil telas e mil capas de revistas, dar-lhes mansões e piscinas, romantizar seu cotidiano, maquilar de glamour suas banalidades. Todos os Chamados quererão ser como eles, e sonhando com isso moerão a vida inteira nas bolandeiras do Lucro, nas moendas sem fim do Capital. Para eles, o fato de que alguém “chegou lá” é prova bastante de que chegar lá é possível, e se é possível, por que não tentar? Qualquer um de nós está disposto a gastar seus últimos 5 reais, se souber que tem uma chance em 20 milhões de ganhar cem mil. É um preço barato pelo direito de sonhar um sonho tão imenso, por isso quando cruzam eu cabeceio, quando levantam eu corto, quando me chamam eu compareço, quando me desafiam eu cismo dos pés, quando me botam uma pedra na cabeça eu carrego, sou capaz de apostar. Se os outros podem, por que não eu?>>

Braulio Tavares>>

Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 17-06-2008, 20:54
poesia ou morte!

Padrão

Fala Wonka.

Muito maneiro ter você participando do fórum novamente.>>
Estava lendo aqui sua reflexão sobre o texto e me lembrei que há alguns anos atrás eu te procurei pelo msn (nem sei se você lembra disso) pra pedir autorização pra pegar um texto seu postado aqui dentro. Sou péssimo de memória nem lembro qual era o texto... Mas lembro de você ter dito que eu podia pegar o texto que quisesse e dado um conselho falando algo do tipo: O mundo real não é esse que se lê, o mundo real é o que se vive e viver é completamente diferente do que escrevi. Vou escrever menos e viver mais...

Hauhauhau.. era algo + ou – assim. Isso ficou na minha cabeça. Não sei como minha cabeça seleciona o que lembrar ou não... Mas lembro desse episódio.>>
>>

Na época eu estava começando a participar mais do Plurall. Fazendo um caminho contrario ao seu. Estava deixando de freqüentar as festas que já davam sinal de “alienação” e buscando um meio que acolhesse mais as minhas sensações, com pessoas que tivessem dispostas a discutir e de certa forma manter acesa o verdadeiro sentido da cultura psicodélica e que já não existia no mundo la fora... salvo os festivais e raríssimas festas.>>

> >
Citação:
Postado Originalmente por Wonka_3õ Ver Post
a maldade está dentro do homem ou na infra e na superestrutura que se constroem a partir das suas ações externas ?>>

A maldade esta dentro do homem sem duvida.>>

Falo do capitalismo não com revolta, mas pra buscar formas de evitar que me deixe corromper pelo jogo capital. Afinal dinheiro todos nos precisamos. Somos escravizados por ele. Mas nunca consegui enxergar a necessidade de comprar uma felicidade por exemplo. Entende?!>>

Não precisamos nós tornar um eremita e renegar todo o sistema, pois ainda assim a maioria que faz isso paga por esse status.>>

E em ambas formas encontrarão essa maldade insana que existe no interior de cada homem. Cabe o uso do equilíbrio e enxergar no capitalismo uma ferramenta de sobrevivência, não de poder e dominação, assim como o Admirável Mundo Novo na verdade fala de caminhos e esses caminhos não vem do espaço ou oferecidos por nenhum Deus, vem do próprio homem, que se perde por falta de equilíbrio.>>

...eu acho...rs... tenho andado meio incerto quanto a tudo.>>

+ é + ou – por ai.

Abraços>>

Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
admirável , mundo , novo

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts